http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/issue/feedRevista W/Educação2022-11-17T16:14:38-03:00Maura Bolfermaura.bolfer@colegiouirapuru.com.brOpen Journal Systems<p>A W/Educação é a revista acadêmica digital da Faculdade Prof. Wlademir dos Santos, em Sorocaba, São Paulo. De periodicidade semestral, reúne estudos e reflexões dedicados à formação de professores e fenômenos relacionados, contemplando artigos acadêmicos, resenhas, entrevistas, relatos de experiências e ensaios.</p>http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/article/view/61Os impactos do coronavírus na educação2022-11-17T16:14:35-03:00Gabriela Traversim Constantinogabriela.constantino@colegiouirapuru.com.br<p><span style="font-weight: 400;">A terceira edição da revista W/Educação surge em um contexto inesperado: a pandemia da COVID-19. Quem poderia prever os impactos deste vírus na vida em sociedade, ainda mais na educação? </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Dessa maneira esta edição conta com os cinco primeiros capítulos abordando os impactos da pandemia de perspectivas diferentes: os desafios e obstáculos enfrentados pela gestão durante o ensino remoto; o papel do professor diante dessa reviravolta educacional; a perspectiva da educação formal nesse novo panorama e a educação infantil: a consequência do isolamento social nas crianças pequenas. </span></p>2022-11-17T16:00:20-03:00##submission.copyrightStatement##http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/article/view/45EDUCAÇÃO FORMAL EM TEMPOS DE PANDEMIA2022-11-17T16:14:35-03:00Laryssa Presteslaryssa.prestes@wlasan.edu.brMarcela Ferreiramarcela.ferreira@wlasan.edu.brSuellen Zulmirasuellen.zulmira@wlasan.edu.brJéssica Macieljessica.maciel@wlasan.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O relatório tem como proposta compreender a organização da Gestão Escolar em tempos de pandemia, ocasionada pelo vírus SARS-COVID-2. Esse estudo ocorreu por meio de uma entrevista realizada com a Coordenadora Pedagógica de uma escola da rede pública de ensino situada na cidade de Sorocaba. O intuito do estudo foi analisar quais foram as primeiras medidas a serem tomadas referente ao ensino remoto e como decorreu a tomada de decisões da Gestão Escolar para o planejamento, referente à continuidade do aprendizado por meio de modalidades alternativas, durante o isolamento social. Este estudo também descreve quais os desafios e limitações que estão sendo enfrentados pela escola pública e as perspectivas da equipe gestora referente às atuais mudanças no âmbito educacional. Identificou-se que a instituição de ensino utilizou duas ferramentas para oferecer Ensino Remoto, promovendo assim a continuidade do aprendizado. Mediante essa situação percebe-se uma grande importância que articula-se entre escola e família, onde podemos observar a necessidade da conscientização desse conjunto em </span><em><span style="font-weight: 400;">prol</span></em><span style="font-weight: 400;"> da continuidade e desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.</span></p>2022-11-17T08:41:50-03:00##submission.copyrightStatement##http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/article/view/46EDUCAÇÃO FORMAL EM TEMPOS DE PANDEMIA2022-11-17T16:14:35-03:00Jéssica Aparecida Santos De Camargojessica.camargo@wlasan.edu.brJuliana Campana Aragãojuliana.aragao@wlasan.edu.brLorena Santos Buenolorena.bueno@wlasan.edu.brTalita Cristina Silvatalita.silva@wlasan.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O presente estudo apresenta dados coletados sobre Educação Formal em tempos de pandemia tendo em vista os desafios enfrentados pela Gestão Escolar a partir de uma entrevista com a coordenadora de uma escola da rede particular de ensino, localizada em Sorocaba/SP. Partindo do pressuposto de que a pandemia da COVID-19 trouxe desafios imensos ao setor educacional, no Brasil e no mundo, o cenário exigiu uma rápida e inédita reação de políticos e gestores de todo o país, que, de maneira, optaram pelo fechamento provisório de escolas públicas e particulares. O estudo tem o propósito de mostrar como o Ensino Escolar Presencial se adaptou ao Ensino Remoto frente a realidade de uma pandemia, as escolas tiveram que se adaptar ao novo modelo de ensino, utilizando de sua capacidade dentro da sua realidade, criatividade e tecnologia para que as aprendizagens educacionais não fossem paralisadas. Com o presente trabalho em torno de entrevistas, foi possível concluir que durante a pandemia, a equipe escolar e principalmente a gestão, tiveram um papel acolhedor perante as dificuldades das famílias e de transformar e ressignificar o ensino-aprendizagem diante do Ensino Remoto. Destacamos aqui a importância da Gestão Escolar para fortalecer a equipe escolar, estruturar os vínculos com a comunidade escolar. Quando existe uma Gestão Escolar eficiente, há uma maior motivação de toda equipe da instituição e ocorre a otimização do tempo dos professores e demais servidores, o que traz qualidade do ensino e conquista-se o aumento da participação da comunidade.</span></p>2022-11-17T09:15:17-03:00##submission.copyrightStatement##http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/article/view/47ENSINO REMOTO E A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA2022-11-17T16:14:36-03:00Amanda Cardoso Da Silvaamanda.silva@wlasan.edu.brEduarda Vitória S. De Queirozeduarda.queiroz@wlasan.edu.brFabiana Borges de Sousa Santanafabiana.santana@wlasan.edu.brIsabela Martins De Oliveiraisabela.oliveira@wlasan.edu.brMichelle Pereira Da Silva Motamichelle.mota@wlasan.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo expõe um estudo, que teve como objetivo conhecer o modo como se continuou o ensino com a chegada do COVID-19, a suspensão das atividades presenciais nas escolas mediante orientação da Organização Mundial da Saúde. A coleta de dados se deu por meio de entrevista estruturada com duas professoras da rede municipal de Sorocaba. A entrevista foi realizada através de uma videochamada, entre as pesquisadoras e as professoras pesquisadas. O questionário tratou sobre como tem acontecido as aulas remotas, participação dos alunos, desempenho da escola, quais os desafios elas encontraram. A análise de dados permitiu identificar como está sendo o contato dos alunos com os componentes curriculares, a afetividade, a tecnologia, e como as professoras orientaram os alunos nesse período pandêmico em suas casas, concluindo, assim, os desafios enfrentados pelo professor da escola pública, como a falta de materiais e a dificuldade tecnológica para acesso às aulas.</span></p>2022-11-17T09:31:32-03:00##submission.copyrightStatement##http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/article/view/48OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O BRINCAR LIVRE E ESTRUTURADO EM TEMPOS DE PANDEMIA2022-11-17T16:14:36-03:00Anny Edwirges Britto Chaparroanny.chaparro@wlasan.edu.brIsabella Cristina Rosa De Limaisabella.lima@wlasan.edu.brPâmella Ramos Cardoso Silvapamella.silva@wlasan.edu.brRhaissa Barboza Mauch Mendesrhaissa.mendes@wlasan.edu.brThais Peluzo Abreu Faleiros Soaresthais.soares@wlasan.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho tem como objetivo apresentar um breve contexto do período pandêmico em relação às dificuldades e ao posicionamento dos pais e docentes da Educação Infantil da Rede Municipal da cidade de Sorocaba, interior do Estado de São Paulo. Atualmente estamos vivendo uma pandemia por conta do Covid-19, que percorreu todo o mundo desde o começo do ano de 2020 e milhares de pessoas faleceram por causa deste vírus. Foi realizada uma entrevista, como pesquisa documental, na qual docentes relataram suas dificuldades em aplicar as atividades pedagógicas propostas, neste momento atípico vivido. Na entrevista, os docentes relataram as dificuldades enfrentadas pelas famílias e a importância do brincar livre ou estruturado, que afeta positivamente a criança, tanto no seu desenvolvimento como nas aprendizagens. Com base nos resultados apresentados, conclui-se que o período pandêmico afetou os alunos tanto psicologicamente, mas, afetivamente e também na relação família/professor e aluno/professor no âmbito social e escolar.</span></p>2022-11-17T09:38:58-03:00##submission.copyrightStatement##http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/article/view/49ESTUDO DE CASO SOBRE A EDUCAÇÃO FORMAL EM TEMPOS DE PANDEMIA2022-11-17T16:14:36-03:00Cristine Siqueira Limacristine.lima@wlasan.edu.brJéssica Cerattijessica.ceratti@wlasan.edu.brJessica Ferreirajessica.ferreira@wlasan.edu.brKarine Wurschingkarine.wurschig@wlasan.edu.brKéren Nascimentokaren.nascimento@wlasan.edu.br<p><strong><span style="font-weight: 400;">Esse estudo de caso tem por finalidade pesquisar e entender a Educação Formal durante a pandemia da Covid-19. A partir de indagações da disparidade de educações e dos próprios fundamentos e princípios da sua função social, foram realizadas duas entrevistas semi-estruturadas individuais, sendo uma com a professora A, representando uma instituição privada, e uma com a professora B, representando uma instituição de ensino público estadual, ambas conduzidas também pela fala e contribuições das professoras. A escolha proposital das instituições (privada e pública) se deu para que se crie um contraste, para que sejam analisadas as diferentes realidades, como cada escola tem desempenhado seu papel (do ponto de vista das professoras) e lidado com problemas como recursos, métodos e meios, e, principalmente, como essas professoras desempenharam seu papel. O documento se desdobra com comparações das realidades, do desenvolvimento docente de ambas as professoras, da instituição na qual trabalham e as condições sociais que realizam seus ofícios. É esperado que se constate a desigualdade na educação e, também, como a pandemia da Covid-19 pode ter contribuído para aumentar a lacuna entre essas duas realidades.</span></strong></p>2022-11-17T09:49:18-03:00##submission.copyrightStatement##http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/article/view/60LIDERANÇA E MEDIAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA PANDEMIA TRANSFORMAÇÃO DE PRÁTICAS E PROCESSOS2022-11-17T16:14:36-03:00Ana Laura Fernandes Pedrosoana.pedroso@wlasan.edu.brBeatriz Félix Pinedabeatriz.pineda@wlasan.edu.brMariane Paes Silvamariane.silva@wlasan.edu.brMichele Cristine Lopes Alexandremichele.alexandre@wlasan.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho corresponde a um estudo de caso no contexto das mudanças sofridas pela Educação Formal decorrentes da pandemia do vírus SARS-COV-2. Nosso foco foi o olhar da Coordenação Pedagógica, seus desafios, suas facilidades e as transformações na forma de oferecer as aulas no modelo de Ensino Remoto, decorrentes das limitações impostas pelo isolamento social decretado pelas autoridades de saúde de todo o Brasil. O estudo foi realizado a partir de um questionário respondido pela Coordenadora de um colégio da rede privada da cidade de Votorantim/SP e buscou refletir sobre as diferentes dimensões do processo de mudança do Ensino Presencial para o Remoto em um caso prático, olhando para os papéis da equipe gestora e da Coordenação Pedagógica e considerando os diferentes atores do contexto educacional, bem como as ferramentas tecnológicas utilizadas. Verificando a responsabilidade da equipe gestora, enquanto liderança institucional, diante das transformações impostas pela pandemia, de estabelecer medidas coerentes com as dimensões sociais de seus objetivos educacionais.</span></p>2022-11-17T15:54:56-03:00##submission.copyrightStatement##http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/article/view/50MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA2022-11-17T16:14:36-03:00Fabiana B. Sousa Santanafabiana.santana@wlasan.edu.brMarcia C. de A. Galvãomarcia.galvao@wlasan.edu.brMariana Girotti De Souzamariana.souza@wlasan.edu.brPriscila Brito Vieirapriscila.vieira@wlasan.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O objetivo principal deste artigo, é fazer com que as pessoas participem mutuamente de forma que o usuário exerça influência sobre o conteúdo de forma prática ou comunicativa.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Apresentar os conteúdos do museu com deslumbre, encanto e magnetismo, de forma que seja irresistível demonstrar como o funcionamento acontece interagindo com os participantes.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Patrimônio imaterial que leva os visitantes a aprenderem de forma lúdica com uso da tecnologia, fazendo os participantes a se envolverem em descobrir a história da língua, realizando jogos interativos e dinâmicos.</span></p>2022-11-17T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/article/view/51OURO PRETO2022-11-17T16:14:37-03:00Anna Julia Martins Camachoanna.camacho@wlasan.edu.brEduarda Vitória Soares De Queirozeduarda.queiroz@wlasan.edu.brKethlyn Vivian Garciakethlyn.garcia@wlasan.edu.brMaria Isabelle Romani Schutzes Viana Monteiromaria.monteiro@wlasan.edu.brMônica Alves Cunha Chaparromonica.chaparro@wlasan.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O trabalho presente tem como foco principal ideias básicas de ensino, visando discutir sobre essa importância ao educador na execução da aula e na reflexão do processo educativo. O trabalho servirá de ponto de partida para outras matérias, são primordiais para apresentar o conteúdo proposto e valorizar a importância da cidade de Ouro preto, induzir esse conteúdo e incentivar a importância da cidade.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo do presente trabalho é fazer com que as pessoas se interessem pela cidade de Ouro Preto através das áreas que fazem parte do módulo de Conhecimentos Básicos, a saber: História, Arte, Língua Portuguesa, Ciências e Matemática, pretende-se alcançar através deste trabalho a importância do patrimônio cultural, visando proteger e preservar esse bem cuja conservação é de interesse público.</span></p>2022-11-17T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/article/view/52PANTANAL2022-11-17T16:14:37-03:00Anny Edwirges Britto Chaparroanny.chaparro@wlasan.edu.brBruna Steffany Menezes Alvesbruna.alves@wlasan.edu.brCristine Siqueira Limacristine.lima@wlasan.edu.brDanielle Ferraz Publiodanielle.publio@wlasan.edu.brPâmella Ramos Cardoso Silvapamella.silva@wlasan.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">A Pedagogia precisa buscar novos métodos e ferramentas de ensino que possam atrair cada vez mais a atenção dessas crianças para o campo do aprendizado. E os professores, os métodos de ensino, as matérias e as ferramentas utilizadas na didática devem ser muito bem analisados, para que possam dar os resultados esperados (LIBÂNEO, 2010).</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Sabe-se que a educação de uma criança é responsabilidade de sua família, em especial de seus pais, porém a escola, neste caso representada pelos educadores, ou melhor dizendo, os professores, têm um papel fundamental neste processo. </span></p>2022-11-17T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/article/view/53RESPEITO E VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS, CONSTRUINDO A CULTURA DE PAZ UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS2022-11-17T16:14:37-03:00Adriana Gutierrez Maffeiadriana.maffei@wlasan.edu.brFabiana Souza Reiz Golombieskifabiana.golombieski@wlasan.edu.brJéssica Aparecida Santos De Camargojessica.camargo@wlasan.edu.brJuliana Campana Aragãojuliana.aragao@wlasan.edu.brLorena Santos Buenolorena.bueno@wlasan.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Este Artigo tem como objetivo apresentar um estudo teórico reflexivo do contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseado em diversos autores – Benicá (1982), Cavalieri (2005), Freire (1987), Freire (1989), Freire (1992), Freire (1997), Arroyo (2005), Soek (2012), Gadotti (2019), Lerner (2002), Meirelles; Yasbek (2014), Souza (2007), Souza (2011), e Silva e Vasconcelos (2019) –, na realização e elaboração de um projeto para aplicação em uma turma da EJA, abordando a Cultura de Paz, o respeito e a valorização das diferenças, sem preconceitos. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Entendemos que a construção da Cultura de Paz, poderá se concretizar como emergência de ações, como uma forma de ser e de viver, que inclua o outro, com genuidade e respeito entre ambos. Percebemos que o preconceito é recorrente de vários fatores que difere o sujeito do coletivo. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">O uso do diálogo e a troca de conhecimento com os alunos é de extrema importância. Segundo Silva e Vasconcelos (2019) a roda de conversa, é uma estratégia didático-pedagógica e investigativa, que abre caminhos para o conhecimento de características e vivências de cada aluno, possibilitando ações de diálogos e discussões com manifestações de expressão. </span></p>2022-11-17T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/article/view/54THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO UMA PROPOSTA DE ESTUDO INTEGRADORA2022-11-17T16:14:37-03:00Isabella Limaisabella.lima@wlasan.edu.brJéssica Cerattijessica.ceratti@wlasan.edu.brLaylah Silvalaylah.silva@wlasan.edu.brLiliane Romanoliliane.romano@wlasan.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O estudo de Patrimônios Culturais relaciona as vivências e memórias de um determinado povo, os providenciando uma identidade, sentimento de pertencimento e contribui com a relação histórica dos mesmos. É necessário manter a memória pois é com ela que se constrói uma base de conhecimentos prévios.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Existe um instituto que cuida de todos os patrimônios que temos em nosso país. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que tem o intuito de proteger os bens de natureza material e imaterial. Ele é que estuda e determina através de seu Conselho Consultivo se uma propriedade será registrada oficialmente como um Patrimônio Histórico, Artístico ou Cultural.</span></p>2022-11-17T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/article/view/55PARATY E ILHA GRANDE CULTURA E BIODIVERSIDADE2022-11-17T16:14:37-03:00Ana Alice Francisca Da Silvaana.silva@wlasan.edu.brCaroline Evelyn Jochi Sanchescaroline.sanches@wlasan.edu.brDébora Rodrigues De Melodebora.melo@wlasan.edu.brEmelin De Brito Ribeiro Sousaemelin.sousa@wlasan.edu.brIsabela Martins Oliveiraisabela.oliveira@wlasan.edu.br<p><strong><span style="font-weight: 400;">O presente projeto é um estudo realizado sobre os Patrimônios Históricos da Humanidade, entre os quais foi escolhido o patrimônio Paraty e Ilha Grande – Cultura e Biodiversidade. Além do estudo sobre o Patrimônio, propomos um projeto de Estudo do Meio para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo é esclarecer a importância de preservar os bens naturais e culturais brasileiros. Assim, é apresentada a história, o turismo, a cultura e a importância da existência desse patrimônio para o nosso país.</span></strong></p>2022-11-17T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/article/view/56FITOSSANIDADE2022-11-17T16:14:37-03:00Daniele de Oliveira Cassúdaniele.cassu@wlasan.edu.brJessica Ferreirajessica.ferreira@wlasan.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O trabalho tem como objetivo apresentar a sequência didática desenvolvida para o 5º ano do Ensino Fundamental. O tema é Fitossanidade e tem como base a interdisciplinaridade.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">No decorrer desse artigo abordaremos o Ensino Fundamental e a Educação Básica, a importância da BNCC para a educação, o relato da escolha do tema, as competências e habilidades a serem desenvolvidas, as informações pertinentes para uma sequência, o processo de desenvolvimento das aulas e, por fim, nossos comentários e expectativas sobre as atividades a ser realizada pelos alunos.</span></p>2022-11-17T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/article/view/57PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE2022-11-17T16:14:37-03:00Bianca Regina Cabralbianca.cabral@wlasan.edu.brMichelle Pereira Da Silva Motamichelle.mota@wlasan.edu.brRhaissa Barboza Mauch Mendesrhaissa.mendes@wlasan.edu.brDenise Lucia Sarmento Lopesdenise.lopes@wlasan.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho, com foco em um ensino interdisciplinar, tem a função de despertar a ação dos estudantes em uma participação importante no meio social. O projeto tem como tema: </span><em><span style="font-weight: 400;">Prevenção e Combate a Dengue </span></em><span style="font-weight: 400;">e o estudo contará com a participação de estudantes do 3º ano do Fundamental I do Colégio Uirapuru. Tem-se como objetivo realizar uma proposta de ação, conhecimento pedagógico, reciclagem de materiais e colaboração para utilidade pública, a fim de buscar uma melhoria das ações da população, com o ínicio de uma reeducação dos agentes iniciais, as crianças, para que não ocorra a proliferação do mosquito, tendo como consequência a propagação da doença.</span></p>2022-11-17T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##http://weducacao.emnuvens.com.br/weducacao/article/view/58PROJETO INTEGRADOR2022-11-17T16:14:38-03:00Karine Wurschingkarine.wurschig@wlasan.edu.brKéren Do Nascimentokeren.nascimento@wlasan.edu.brMichele De Camargo Ottanimichele.ottani@wlasan.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O curso de Pedagogia da Faculdade Wlasan indica um Projeto Integrador a ser planejado e implementado em todos os módulos semestrais que compõem a sua estrutura curricular.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Para o módulo Práticas de Ensino, o projeto proposto foi a criação de uma Sequência Didática e um relatório desse processo de elaboração.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Essa Sequência Didática é dirigida aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Uirapuru. Nesse colégio acontece a residência docente das autoras.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A Sequência Didática como forma de trabalho tem potência para criar um ambiente de descobertas, perguntas, envolvimento, colaboração e aprendizagem. Nessa modalidade valoriza-se o conhecimento prévio, a problematização, a interação em grupo, o aluno como sujeito ativo na construção do conhecimento, o interesse pelas propostas dos colegas, as perguntas, a mobilização de diferentes conhecimentos e habilidades.</span></p>2022-11-17T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##