O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

Orientações aos autores
revista W/Educação é uma publicação eletrônica semestral que tem como objetivo a divulgação de trabalhos acadêmicos, contemplando artigos, resenhas, ensaios, entrevistas e relatos de experiências na área de educação, principalmente no que se refere à formação de professores. A versão do trabalho encaminhado deve ser inédita, e as inscrições, feitas apenas por meio do sistema eletrônico.
A W/Educação  recebe artigos em português, espanhol e inglês. Os textos escritos em idiomas estrangeiros devem ser submetidos já revisados no idioma original. Depois de aprovados, serão traduzidos para o português e revistos pelos autores. Artigos em espanhol serão publicados no idioma de origem.

Normas para submissão
As colaborações serão avaliadas previamente pela Equipe Editorial, que fornecerá um parecer e indicará aquelas que considerar adequadas aos critérios da revista. As contribuições serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios: relevância do tema, relação com a área da Educação, coerência do texto, adequação dos argumentos, novidade dos resultados, adequação ortográfica e adequação da fundamentação teórica.
Para os critérios desta publicação, entende-se por artigos trabalhos acadêmicos. Relatos de experiências são descrições de atividades realizadas no campo educacional. Resenhas são análises críticas de livros, periódicos, dissertações e teses voltadas à área da Educação.
Os membros da Equipe Editorial devem recomendar a aceitação, a recusa ou a reformulação dos trabalhos. Neste caso, os textos devem retornar aos avaliadores para verificação das adaptações sugeridas. Os avaliadores consultados devem ter, no mínimo, título de mestre e pertencer a instituições diversas. Os nomes dos autores, dos pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo.

 

Procedimentos para a apresentação dos trabalhos

Na apresentação do original, deverá ser observada a seguinte estrutura:
1. Título e subtítulo do artigo: até duas linhas.
2. Resumo e palavras-chave: o resumo não deve ultrapassar 800 caracteres (com espaço) e as palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser, no máximo, cinco. Para a redação e o estilo do resumo, observar as orientações da NBR-6028: 2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O resumo, o título e as palavras-chave devem ser apresentados também em inglês.
3. Corpo do texto: não deve haver identificação autoral.
4. Referências bibliográficas: os autores devem obedecer a NBR-6023/2002, da ABNT, sendo as referências bibliográficas ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências de até três autores, todos devem ser citados, separados por ponto e vírgula. Em referências com mais de três autores, deve-se citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. A exatidão das referências da lista e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos. Alguns exemplos de referências:

  • Livro de autor único: AUTOR. Título: subtítulo. Edição (somente a partir da segunda). Local de publicação (cidade): Editora, data. (nome e número da série, se houver, e separados por ponto e vírgula.)
    Exemplo: VYGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
  • Dois a três autores: AUTOR 1; AUTOR 2; AUTOR 3. Título: subtítulo. Edição (a partir da segunda). Local de publicação (cidade): Editora, data. (nome e número da série, se houver, e separados por ponto e vírgula.)
    Exemplo: COLOMER, Teresa; CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • Capítulo de livro: AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: ORGANIZADOR(ES) DO LIVRO (Orgs.). Título do livro: subtítulo do livro. Edição (partir da segunda). Local de publicação (cidade): Editora, data. Indicação de volume, páginas inicial-final da parte.
    Exemplo: SOUZA, Loide Nascimento de. Monteiro Lobato e o processo de reescritura das fábulas. In: CECCANTINI, João Luís; LAJOLO, Marisa. Monteiro Lobato livro a livro: Obra infantil. São Paulo: Unesp, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008. p. 103-119.
  • Artigo publicado em periódico: AUTOR. Título do artigo. Título do periódico, Local de publicação (cidade), n. do volume, n. do fascículo, páginas inicial-final, mês (abreviado), ano.
    Exemplo: FLEURI, R. M. Intercultura e educação. Revista Brasileira da Educação, Rio de Janeiro, n. 23, maio/jun./jul./ago., 2003.
  • Artigo de periódicos on-line: AUTOR. Título do artigo. Título da publicação seriada, local, volume, número, mês ano. Paginação ou indicação de tamanho. Disponível em: . Acesso em: data (dia, abreviatura do mês com três letras e ano).
    Exemplo: GAROFALO, Débora. Como usar os gêneros digitais em sala de aula. São Paulo, jun. 2018. Seção Tecnologias. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/11857/como-usar-os-generos-digitais-em-sala-de-aula>. Acesso em: 20 jun. 2018.
  • Publicações eletrônicas: AUTOR (se houver). Denominação ou título e subtítulo (se houver) do serviço ou produto. Indicação de responsabilidade. Disponível em: < endereço >. Acesso em: data (dia, abreviatura do mês com três letras e ano).
    Exemplo: SANTOS, Vanessa. Como abordar o tema do aborto em sala de aula? UOL Educação. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-abordar-tema-aborto-sala-aula.htm>. Acesso em: 18 maio 2018.
  • Legislação (constituição, leis, decretos, portaria, resolução etc.): JURISDIÇÃO (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas). Título, numeração, data completa. Título da publicação, Local de publicação (cidade), n. do volume, n. do fascículo, páginas inicial-final, ano.
    Exemplo: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais: Linguagens, códigos e suas tecnologias, Brasília, Secretaria de Educação Básica, 2006. 
  • A citação direta curta é utilizada quando não ultrapassa 3 linhas e devem estar entre aspas.

Exemplo: “Ser ou não ser, eis a questão” (SHAKESPEARE, 1599, ato III Cena I) era a expressão preferida.

  • A citação direta longa é utilizada quando ultrapassa 3 linhas e deve estar destacada com recuo de 4 cm, fonte tamanho 10, espaçamento simples, sem aspas. Deve ser deixado um espaço de 1,5 entre o início e o final da citação e o texto. Ao final, deve ser acrescentado o sobrenome do autor em caixa alta, ano, página.
    • A citação indireta (apud) é feita pelo nome do autor original seguido da expressão apud e do nome do autor da obra consultada, que deverá estar nas referências bibliográficas.
      Exemplo: “O conhecimento do mundo não apenas reflete o mundo objetivo, mas o cria (LENIN, apud PEREIRA, 2004). A principal diferença...”

 

  • Citação de fontes informais:

 

Informação verbal

Quando obtidas através de comunicações pessoais, anotações de aulas, trabalhos de eventos não publicados (conferências, palestras, seminários, congressos, simpósios etc.), indicar entre parênteses a expressão (informação verbal), mencionando-se os dados disponíveis somente em nota de rodapé.

Exemplos:

No texto:

Ferreira (2014)¹ afirma que as bibliotecas universitárias passam por transformações decorrentes das tecnologias de informação e comunicação (informação verbal).

Em nota de rodapé:

1 Informação fornecida por Ferreira durante o XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, Belo Horizonte, 2014."

 

  1. Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo, antes dos dados gerais de afiliação do(s) autor(es).
    6. Materiais gráficos: fotografias, desde que nítidas e indispensáveis à compreensão do texto, e gráficos deverão ser escaneados. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução. A nomenclatura para este tipo de material deve ser: Figura (com a primeira letra maiúscula) seguida de numeração progressiva separando-se por hífen. Exemplo: Figura 1 – Local da experiência.
    7. Recomenda-se indicar em nota de rodapé, na página onde forem citadas, as informações oriundas de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e não publicados, uma vez que não devem ser incluídas na lista de referências.

Anuência com os critérios da W/Educação
Ao submeter um artigo para publicação W/Educação, o autor concorda com os seguintes termos:
1. Será o dono dos direitos autorais sobre o artigo, mas sua publicação na revista implica, automaticamente, cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem direito a remuneração.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista ou da instituição que a mantém.
3. Depois da primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.

 

Procedimentos de aprovação e revisão final
1. Depois da submissão do trabalho on-line e sua aprovação pelo comitê, o(s) autor(es) recebe(m) uma versão do trabalho em formato Microsoft Word para revisão semifinal.
2. O artigo aprovado e revisto pelos autores será transformado em formato PDF (Formato de Documento Portátil - Acrobat/Adobe) pela equipe de editoração.
3. Os autores receberão a versão final de suas colaborações, em formato PDF, já submetidas à revisão gramatical, para a aprovação definitiva.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição submetida à avaliação para possível publicação na W/Educação não deve ter sido publicada anteriormente nem se encontrar sob  avaliação de nenhum outro periódico.
  2. Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências devem ser informadas quando disponíveis.
  4. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos acima, nas  Diretrizes para Autores.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. 

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