EDUCAÇÃO FORMAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SOROCABA

  • Laryssa Prestes
  • Marcela Ferreira
  • Suellen Zulmira
  • Jéssica Maciel
Palavras-chave: Educação, Educação Pública, Ensino Remoto, Isolamento, COVID-19

Resumo

O relatório tem como proposta compreender a organização da Gestão Escolar em tempos de pandemia, ocasionada pelo vírus SARS-COVID-2. Esse estudo ocorreu por meio de uma entrevista realizada com a Coordenadora Pedagógica de uma escola da rede pública de ensino situada na cidade de Sorocaba. O intuito do estudo foi analisar quais foram as primeiras medidas a serem tomadas referente ao ensino remoto e como decorreu a tomada de decisões da Gestão Escolar para o planejamento, referente à continuidade do aprendizado por meio de modalidades alternativas, durante o isolamento social. Este estudo também descreve quais os desafios e limitações que estão sendo enfrentados pela escola pública e as perspectivas da equipe gestora referente às atuais mudanças no âmbito educacional. Identificou-se que a instituição de ensino utilizou duas ferramentas para oferecer Ensino Remoto, promovendo assim a continuidade do aprendizado. Mediante essa situação percebe-se uma grande importância que articula-se entre escola e família, onde podemos observar a necessidade da conscientização desse conjunto em prol da continuidade e desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

Publicado
17-11-2022