EDUCAÇÃO FORMAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

DESAFIOS ENFRENTADOS PELA GESTÃO ESCOLAR

  • Jéssica Aparecida Santos De Camargo
  • Juliana Campana Aragão
  • Lorena Santos Bueno
  • Talita Cristina Silva
Palavras-chave: Pandemia, COVID-19, Desafios enfrentados, Educação Formal, Ensino Remoto, Gestão Escolar

Resumo

O presente estudo apresenta dados coletados sobre Educação Formal em tempos de pandemia tendo em vista os desafios enfrentados pela Gestão Escolar a partir de uma entrevista com a coordenadora de uma escola da rede particular de ensino, localizada em Sorocaba/SP. Partindo do pressuposto de que a pandemia da COVID-19 trouxe desafios imensos ao setor educacional, no Brasil e no mundo, o cenário exigiu uma rápida e inédita reação de políticos e gestores de todo o país, que, de maneira, optaram pelo fechamento provisório de escolas públicas e particulares. O estudo tem o propósito de mostrar como o Ensino Escolar Presencial se adaptou ao Ensino Remoto frente a realidade de uma pandemia, as escolas tiveram que se adaptar ao novo modelo de ensino, utilizando de sua capacidade dentro da sua realidade, criatividade e tecnologia para que as aprendizagens educacionais não fossem paralisadas. Com o presente trabalho em torno de entrevistas, foi possível concluir que durante a pandemia, a equipe escolar e principalmente a gestão, tiveram um papel acolhedor perante as dificuldades das famílias e de transformar e ressignificar o ensino-aprendizagem diante do Ensino Remoto. Destacamos aqui a importância da Gestão Escolar para fortalecer a equipe escolar, estruturar os vínculos com a comunidade escolar. Quando existe uma Gestão Escolar eficiente, há uma maior motivação de toda equipe da instituição e ocorre a otimização do tempo dos professores e demais servidores, o que traz qualidade do ensino e conquista-se o aumento da participação da comunidade.

Publicado
17-11-2022