ENSINO REMOTO E A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR DA ESCOLA

  • Amanda Cardoso Da Silva
  • Eduarda Vitória S. De Queiroz
  • Fabiana Borges de Sousa Santana
  • Isabela Martins De Oliveira
  • Michelle Pereira Da Silva Mota
Palavras-chave: Educação, Ensino Remoto, Escola Pública, Pandemia, Tecnologia

Resumo

Este artigo expõe um estudo, que teve como objetivo conhecer o modo como se continuou o ensino com a chegada do COVID-19, a suspensão das atividades presenciais nas escolas mediante orientação da Organização Mundial da Saúde. A coleta de dados se deu por meio de entrevista estruturada com duas professoras da rede municipal de Sorocaba. A entrevista foi realizada através de uma videochamada, entre as pesquisadoras e as professoras pesquisadas. O questionário tratou sobre como tem acontecido as aulas remotas, participação dos alunos, desempenho da escola, quais os desafios elas encontraram. A análise de dados permitiu identificar como está sendo o contato dos alunos com os componentes curriculares, a afetividade, a tecnologia, e como as professoras orientaram os alunos nesse período pandêmico em suas casas, concluindo, assim, os desafios enfrentados pelo professor da escola pública, como a falta de materiais e a dificuldade tecnológica para acesso às aulas.

Publicado
17-11-2022