OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O BRINCAR LIVRE E ESTRUTURADO EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Anny Edwirges Britto Chaparro
  • Isabella Cristina Rosa De Lima
  • Pâmella Ramos Cardoso Silva
  • Rhaissa Barboza Mauch Mendes
  • Thais Peluzo Abreu Faleiros Soares
Palavras-chave: Dificuldades pedagógicas, Educação Infantil, Período pandêmico

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um breve contexto do período pandêmico em relação às dificuldades e ao posicionamento dos pais e docentes da Educação Infantil da Rede Municipal da cidade de Sorocaba, interior do Estado de São Paulo. Atualmente estamos vivendo uma pandemia por conta do Covid-19, que percorreu todo o mundo desde o começo do ano de 2020 e milhares de pessoas faleceram por causa deste vírus. Foi realizada uma entrevista, como pesquisa documental, na qual docentes relataram suas dificuldades em aplicar as atividades pedagógicas propostas, neste momento atípico vivido. Na entrevista, os docentes relataram as dificuldades enfrentadas pelas famílias e a importância do brincar livre ou estruturado, que afeta positivamente a criança, tanto no seu desenvolvimento como nas aprendizagens. Com base nos resultados apresentados, conclui-se que o período pandêmico afetou os alunos tanto psicologicamente, mas, afetivamente e também na relação família/professor e aluno/professor no âmbito social e escolar.

Publicado
17-11-2022