ESTUDO DE CASO SOBRE A EDUCAÇÃO FORMAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Cristine Siqueira Lima
  • Jéssica Ceratti
  • Jessica Ferreira
  • Karine Wursching
  • Kéren Nascimento
Palavras-chave: Covid-19, Desigualdade, Educação, Ensino Remoto

Resumo

Esse estudo de caso tem por finalidade pesquisar e entender a Educação Formal durante a pandemia da Covid-19. A partir de indagações da disparidade de educações e dos próprios fundamentos e princípios da sua função social, foram realizadas duas entrevistas semi-estruturadas individuais, sendo uma com a professora A, representando uma instituição privada, e uma com a professora B, representando uma instituição de ensino público estadual, ambas conduzidas também pela fala e contribuições das professoras. A escolha proposital das instituições (privada e pública) se deu para que se crie um contraste, para que sejam analisadas as diferentes realidades, como cada escola tem desempenhado seu papel (do ponto de vista das professoras) e lidado com problemas como recursos, métodos e meios, e, principalmente, como essas professoras desempenharam seu papel. O documento se desdobra com comparações das realidades, do desenvolvimento docente de ambas as professoras, da instituição na qual trabalham e as condições sociais que realizam seus ofícios. É esperado que se constate a desigualdade na educação e, também, como a pandemia da Covid-19 pode ter contribuído para aumentar a lacuna entre essas duas realidades.

Publicado
17-11-2022