RESPEITO E VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS, CONSTRUINDO A CULTURA DE PAZ UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
Este Artigo tem como objetivo apresentar um estudo teórico reflexivo do contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseado em diversos autores – Benicá (1982), Cavalieri (2005), Freire (1987), Freire (1989), Freire (1992), Freire (1997), Arroyo (2005), Soek (2012), Gadotti (2019), Lerner (2002), Meirelles; Yasbek (2014), Souza (2007), Souza (2011), e Silva e Vasconcelos (2019) –, na realização e elaboração de um projeto para aplicação em uma turma da EJA, abordando a Cultura de Paz, o respeito e a valorização das diferenças, sem preconceitos.
Entendemos que a construção da Cultura de Paz, poderá se concretizar como emergência de ações, como uma forma de ser e de viver, que inclua o outro, com genuidade e respeito entre ambos. Percebemos que o preconceito é recorrente de vários fatores que difere o sujeito do coletivo.
O uso do diálogo e a troca de conhecimento com os alunos é de extrema importância. Segundo Silva e Vasconcelos (2019) a roda de conversa, é uma estratégia didático-pedagógica e investigativa, que abre caminhos para o conhecimento de características e vivências de cada aluno, possibilitando ações de diálogos e discussões com manifestações de expressão.