LIDERANÇA E MEDIAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA PANDEMIA TRANSFORMAÇÃO DE PRÁTICAS E PROCESSOS
Resumo
Este trabalho corresponde a um estudo de caso no contexto das mudanças sofridas pela Educação Formal decorrentes da pandemia do vírus SARS-COV-2. Nosso foco foi o olhar da Coordenação Pedagógica, seus desafios, suas facilidades e as transformações na forma de oferecer as aulas no modelo de Ensino Remoto, decorrentes das limitações impostas pelo isolamento social decretado pelas autoridades de saúde de todo o Brasil. O estudo foi realizado a partir de um questionário respondido pela Coordenadora de um colégio da rede privada da cidade de Votorantim/SP e buscou refletir sobre as diferentes dimensões do processo de mudança do Ensino Presencial para o Remoto em um caso prático, olhando para os papéis da equipe gestora e da Coordenação Pedagógica e considerando os diferentes atores do contexto educacional, bem como as ferramentas tecnológicas utilizadas. Verificando a responsabilidade da equipe gestora, enquanto liderança institucional, diante das transformações impostas pela pandemia, de estabelecer medidas coerentes com as dimensões sociais de seus objetivos educacionais.