As instituições de ensino superior e a formação pedagógica do seu docente

  • Haroldo Sato
Palavras-chave: Formação docente universitária; Psicologia Institucional; Bleger, José; Educação intercultural; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Resumo

Este estudo visa a análise, a partir das contribuições da Psicologia Institucional de José Bleger, da Antropologia da Educação e de pedagogos que estudam a formação do docente de nível superior, como Pachane, da formação oferecida pelas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras aos seus docentes. Essa análise se debruça sobre o questionamento a respeito de essa formação ser dirigida, no sentido da eficácia de seu ensino, principalmente frente a um público universitário cada vez mais heterogêneo, advindo de estratos culturais antes excluídos. A diversidade desses estratos mais diversos, em termos de etnias, gerações, gêneros, nos faz remeter ao conceito antropológico basilar de intercultura, e de que a formação dos professores universitários deve buscar a educação intercultural inclusiva. O estudo constata que as IES brasileiras pouco formam seus docentes e que uma das abordagens utilizadas é a de que sejam capazes de avaliar os alunos para que possam ter desempenho melhor no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), em um claro desvio de sua função institucional. O estudo termina propondo modificações no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), para que possa cumprir sua função institucional, que é regular e avaliar as IES, para que, por sua vez, cumpram sua função precípua, que é educar estratos populacionais diversificados, no favorecimento da inclusão e da mobilidade social destes.

Palavras-chave: Formação docente universitária; Psicologia Institucional; Bleger, José; Educação intercultural; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Publicado
29-08-2018