O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

  • Fernada Naracci Guedes Slonik
  • Helena Proença
  • Janaina Leal
  • Ludmila Karine Moraes Amaro Da Silva
  • Pâmela Cristina Leite Araujo
Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico, Coordenação pedagógica, Participação, Gestão democrática

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender a construção do Projeto Político-Pedagógico da instituição escolar, as metodologias, as abordagens, as finalidades, o perfil socioeconômico e profissionais envolvidos na elaboração do documento. Com enfoque no papel da coordenação do ensino fundamental I, em uma instituição privada para a elaboração e execução do mesmo. Partindo deste pressuposto o Projeto Político-Pedagógico apresentado pela coordenação da escola direciona a instituição no que diz respeito aos princípios filosóficos e metodológicos sustentando toda e qualquer ação realizada no cotidiano da escola. Uma das funções do coordenador pedagógico é a efetiva participação na elaboração deste documento. Para uma maior reflexão sobre o assunto, elaboramos uma pesquisa, tendo pretensão de entender o desenvolvimento deste documento na rotina escolar do gestor, em especial da coordenação pedagógica. Nessa perspectiva compreendemos que este documento só é de fato fidedigno quando elaborado coletivamente e executado de forma colaborativa para que o objetivo almejado seja alcançado, de forma significativa e com qualidade para toda comunidade escolar. O Projeto Político-Pedagógico será o tema da entrevista com a coordenadora da instituição em questão, que aborda reflexões sobre como tomar consciência dos principais desafios da escola, estabelece diretrizes básicas de organização e funcionamento de acordo com as leis e normas estabelecidas para atender os objetivos e finalidades educacionais. O documento estimula, produz sentido e responsabilidade no comprometimento da instituição escolar em favor do seu próprio crescimento, criando parâmetros de acompanhamento e de avaliação do trabalho escolar, que contemplem a realidade e as características dos seus educandos, assim definindo movimentos necessários para o desenvolvimento das propostas no cotidiano escolar.

Publicado
16-11-2022