Leitura compartilhada

estratégia para a formação docente

  • Maura Bolfer
Palavras-chave: formação docente leitura compartilhada

Resumo

Partindo do pressuposto de que o processo de formação docente é consequência de um
processo de desenvolvimento com raízes nas ligações que permeiam tanto a história
individual como a história social, realizado em situações de interação social, o objetivo
deste trabalho é apresentar a leitura compartilhada como estratégia para a formação
docente. A leitura compartilhada é vista como estratégia/instrumento que pode
promover o enriquecimento de ideias, sentidos e significados, de intercâmbio em que
diversas realidades e percepções são exploradas e desenvolvidas em busca de uma
compreensão detalhada e generalizante de crenças, atitudes, valores e conhecimentos
pessoais e profissionais. Conhecendo um pouco do perfil das alunas e percebendo a
necessidade de estimular a importância da leitura literária para si e não apenas para seus
(futuros)alunos é que foi escolhido o livro “Perdas & Ganhos”, de Lya Luft, por estabelecer
com o leitor um diálogo que se aproxima de suas vivências, sentimentos, inquietações,
levando-o a pensar em sua própria trajetória e, consequentemente, na construção de sua
identidade docente. Além disso, a autora é também professora. Entendemos que é pela
mediação da palavra que conceitos se desenvolvem, produzem-se e se revelam, visto a
palavra enunciada ser interpretada em uma rede de palavras, em uma rede de interações
interpessoais. Portanto, aqui, temos a leitura compartilhada como ação concreta da
mediação. A intervenção do outro no processo de ensino-aprendizagem implica auxiliar
no progresso do educando rumo aos níveis mais sofisticados de pensamento, do
individual e biológico ao social e psicológico, ou ainda, da natureza à cultura. Ao
propormos a ampliação de sentidos e significados, a partir da leitura compartilhada,
tornamos possível o desenvolvimento de processos que levam à significação e
ressignificação dos processos de leitura/escuta, potencializando o desenvolvimento
profissional docente.
Palavras-chave: leitura compartilhada; formação docente; literatura

Publicado
29-08-2018