COMO AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL INSEREM EM SEUS PLANEJAMENTOS O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE?

  • Jéssica Aline Trindade Maciel
  • Michelle Salles Da Silva Almeida Franzina
  • Shaieny Casares Dutra
  • Virgínia Machado Da Cruz
Palavras-chave: Vivências, Educação infantil, Linguagens, Oralidade

Resumo

Este trabalho analisa o desenvolvimento da oralidade na Educação Infantil e nas séries iniciais, junto ao planejamento desenvolvido. Faz parte do Projeto Integrador do Módulo Fundamentos da Docência e tem como foco principal uma pesquisa de campo em uma instituição particular, para observarmos juntamente com os professores como é pensado e desenvolvido a oralidade no planejamento, e como é abordado os objetivos dessas atividades no dia a dia. Reúne vivências das participantes do projeto com visões diferenciadas. O presente trabalho visa a reflexão coletiva da prática e da teoria, desenvolvendo um olhar multifocal. Apresenta como aporte teórico autores como: Mirella Ribeiro Chaer (2012), Glória Amorim Guimarães (2012), Libâneo (2004), João Wanderley Geraldi (2009), Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1998), Nilbo Nogueira (2008), David Ausubel (2003), que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho. Ao final, apresenta reflexão coletiva da contribuição desse pedagogo no processo de desenvolvimento dessa criança, além da necessidade da formação continuada e do olhar atento que precisa se estabelecer dentro de uma ação educativa.

Publicado
16-11-2022