COMO PROPICIAR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE CONTEMPLEM A LINGUAGEM CORPORAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

  • Ana Laura Fernandes
  • Beatriz Félix
  • Kauane Leite
  • Mirella Ciardo
Palavras-chave: Linguagem corporal, Educação infantil, Desenvolvimento, Docente

Resumo

O presente trabalho visa identificar e refletir sobre as práticas da linguagem corporal na educação infantil, bem como a busca do aprimoramento do perfil profissional docente. Em torno desses eixos organizadores, surgiram alguns subtemas como: A introdução à linguagem corporal, a linguagem corporal da criança (2 a 5 anos), espaços e recursos utilizados para o desenvolvimento da linguagem corporal, procedimentos de avaliação, formação continuada e o reconhecimento dos professores na atuação das práticas corporais com as crianças da educação infantil. O projeto apresenta uma síntese de entrevistas realizadas em um colégio privado, visando o perfil de um bom professor através das práticas de desenvolvimento em linguagem corporal na educação infantil. Situado na zona leste de Sorocaba, o colégio faz parte da rede de escolas particulares há 20 anos e apresenta uma formação religiosa, no qual o ensino da bíblia é obrigatório com o acompanhamento de uma Pastora uma vez por semana. Durante a pesquisa percebemos um bairro pouco populoso e de baixa movimentação comerciária, sendo a maior parte dos prédios residenciais. As entrevistas serviram como ponto de partida para o nosso projeto, tornando-se parte do objeto de estudo com enfoque na linguagem corporal.

Publicado
16-11-2022