Significados e sentidos da vivência poética de alunas do curso de Pedagogia

cotidiano e práticas educativas

  • Kassie Gonçalves
Palavras-chave: formação docente; literatura infantil; vivência poética

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os sentidos e significados da vivência poética de alunas do curso de Pedagogia da Faculdade Porf. Wlademir dos Santos, na disciplina de Literatura Infantil, no primeiro semestre de 2017. O texto poético foi utilizado como uma brincadeira de rimas e ritmos, como um objeto de prazer, conhecimento de si e do mundo, emoções e experiências. Para a realização das vivências poéticas, houve uma fundamentação teórica sobre a poesia associada à prática docente. A troca de experiências vivenciadas propiciou reflexões do grupo sobre a importância da utilização da poesia em sala de aula, enquanto exercício de sensibilidade que impulsiona as alunas a serem (re)criadoras dos textos e, a partir daí, construírem nova perspectiva de leitura literária.

Palavras-chave: formação docente; literatura infantil; vivência poética.

Publicado
29-08-2018