Poesias

sequência didática no curso de Pedagogia

  • Quedma Cardoso
Palavras-chave: formação docente; poesia; sequência didática

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento do estudo do gênero poesia e a elaboração de sequência didática, considerando alunos de fases/séries da Educação Infantil / Ensino Fundamental. O gênero foi apresentado às alunas do curso de Pedagogia a partir de coletânea de poemas de Manoel de Barros e de estudos de Nelly Novaes Coelho. Os estudos contribuíram para conhecimento da poesia destinada às crianças, de modo a reconhecer sua essência, sua tipologia e o papel do mediador em seu processo de construção. O foco nesta proposta é apreender a literatura infantil e, em especial, a leitura de poesias como uma experiência vital ao desenvolvimento humano, entendendo a poesia a partir de conexões que relacionam emoções, sensações, ritmos interiores, de modo que as alunas nomeiem-se e se leiam nesses mundos simbólicos que outros seres humanos construíram.  Para tal fim, foi realizada uma seleção de livros de poesias. Após apreciação livre, as alunas se organizaram em duplas e escolheram um dos livros. Pesquisaram sobre o autor, conversaram com a professora do colégio de aplicação onde são auxiliares sobre como encaminhariam as propostas que envolvem poesias. Anotaram o que consideraram importante e, por fim, estruturaram a sequência didática, usando a poesia que escolheram. Cada dupla compartilhou o livro escolhido e a sequência didática com a turma. Esse processo de construção atuou de forma significativa para a formação das futuras professoras, de modo a repercutir positivamente na internalização de seus conhecimentos e na ampliação de suas visões. Também estendeu suas percepções em torno da realidade externa presente em seus cotidianos e dos alunos na instituição escolar, promovendo a imaginação, a fantasia e os valores que levarão para a vida. Neste movimento de reconstrução e reconstituição da experiência, via trabalho com poesias, ocorre um processo de melhoria permanente do desenvolvimento individual e coletivo das futuras professoras.

 

Palavras-chave: formação docente; poesia; sequência didática.

Publicado
29-08-2018