A produção de sentidos e significados da leitura compartilhada na subjetividade docente

Subjetividades, memória e educação das sensibilidades

  • Fernanda Naracci
Palavras-chave: Leitura compartilhada; produção de sentidos e significados; interação dialógica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a produção de sentidos e significados da leitura compartilhada na constituição da subjetividade docente. Para a formação de leitores competentes e conscientes, a ponte está na relação dialógica que se estabelece entre o mediador, os ouvintes e o texto literário, objeto compartilhado durante a leitura. É na complexa interação dialógica que emergem novos significados e sentidos, e que, sobretudo, o papel do outro se revela como um fator de reflexão sobre o próprio eu. E é, portanto, na dinâmica dessas interações que também se constroem conhecimentos e a subjetividade do professor. Ao término da leitura do livro, as alunas produziram um texto concluindo o seguinte: “Pensando no ‘valor da escuta nas práticas de leitura compartilhada de Perdas & ganhos, de Lya Luft, concluímos que vivenciar essa leitura durante vinte encontros se configurou como experiência que revela a dinâmica do conhecer e as reflexões, vinculadas ao enredo do texto lido e a evocação de sentimentos, emoções e situações guardadas na memória e que se materializavam pelo trabalho coletivo, constituindo a subjetividade/identidade docente, revelando que aprender é transformar-se na relação com o outro e consigo mesmo. É nesse movimento que as alunas e também a professora tomam consciência de si, de sua identidade, de seus valores, de suas possibilidades.

 

Palavras-chave: Leitura compartilhada; produção de sentidos e significados; interação dialógica

Publicado
29-08-2018